Matemática -essencia da vida

Matemática -essencia da vida
POTENCIAÇÃO

terça-feira, 1 de junho de 2010

Resumo do texto: As TIC e a escola: Uma conjugação difícil.

Resumo do texto: As TIC e a escola: Uma conjugação difícil.
Texto retirado de: PONTE, João Pedro da. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: Que desafio? Disponível em : www.rieoei.org/rie24a03.htm.

Um dos grandes desafios que o professor enfrenta é conciliar o avanço da tecnologia com seus conteúdos de sala de aula.
O surgimento das TIC na escola levou a formulação de questões relacionadas com as novas possibilidades do ensinar, questões estas que rapidamente se tornaram insuficiente pois, o que antes centrava o ensino no professor/aluno agora o computador é colocado para desempenhar funções de um professor eletrônico que procura transmitir aos alunos um novo saber que muitas vezes não se adaptam a realidade dos alunos. Os livros agora, são substituídos pela maquina que treina o estudante ao conhecimento por meio de repetições de exercícios( tendencia tecnicista) em diferentes níveis.
Para que se possa transmitir informações e haja uma verificação do desenvolvimento do alunos e uma preocupação se estes estão aprendendo realmente, assim criou-se o EAC, onde tornou-se fácil a utilização do computador, adequando-se facilmente às representações sociais dominantes sobre o que é o ensinar e aprender, enquadrando-se nos objetivos essenciais da escola que visa a transmissão e aquisição do conhecimento.
Hoje considera-se fundamental a construção de conhecimentos, valores, atitudes e competência não baseada na repetição de exercícios e na sua memorização. Desse modo o EAC garante que é possível trabalhar em sala de aula com o professor desempenhando um papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem, não devido apenas ao vínculo com o aluno mas na forma de transmitir o significados e a importância do que se está aprendendo, desse modo a socialização dos alunos entre si é essencial na aprendizagem, deixar de lado a interação entre os alunos e sua realidade social transforma o computador num manual escolar e num livro de exercícios eletrônicos.
Em uma outra visão a NTI focaliza que o computador como um objeto de estudo que deve ser bem conhecido pelos alunos para que estes possam manuseá-los. Dessa forma as TIC servem para uma nova disciplina escolar onde a avaliação é tradicional ,uma forma de verificar a aprendizagem do aluno.
No ambiente escolar as TIC podem ser utilizadas como uma ferramenta de trabalho, aproveitando-se de programas simples e úteis para exploração e investigação.
Essas novas tecnologias servem de instrumento para professor e aluno onde sua utilização deve-se enquadrar numa lógica de trabalho onde o aluno é o centro da aprendizagem, porém há também limitações pois alguns programas utilitários não se encaixam no processo educativo. O que não pode haver é uma falha na utilização dessa ferramenta onde a reduz em uma simples aprendizagem feita por processos formais e repetitivos. Para que se utilize estas novas tecnologias como ferramentas educacional o professor deve possuir o domínio instrumental ou seja o simples domínio envolve também uma interiorização das possibilidades e identificação entre as intenções e desejos dessa pessoa e as potencialidades ao seu dispor, visando também uma identificação cultural.
Não se questiona o modo e o modelo de educação como também não se pode discutir o lugar das TIC olhando apenas para ela, precisa-se analisar os desafios que compõe a escola, o que precisa é a escola redirecionar-se para que possamos esperar que ela contemplem a interação social como elemento fundamental da construção do conhecimento, desse modo as TIC ajudarão na aprendizagem de muitos conteúdos utilizando as técnicas sofisticadas de simulação e modelação centrada na inteligencia artificial e dessa forma possibilitem crescimentos de criação de espaços e de interação e comunicação onde novas alternativas fortalecendo a expressão criativa e a reflexão crítica.

Um comentário: